Notícias

ABERTURA VIII ENCONTRO DE PROFISSIONAIS

10/05/2004 - Agencia Aids

Prog. Nac. de Aids na melhoria da qualidade de atendimento

Começou na noite desta sexta-feira (07/05), em São Paulo, o VIII Encontro de Profissionais e Educadores que Trabalham com Portadores do HIV/AIDS, cujo tema é: “Dividindo Responsabilidades”. O Encontro é organizado pelo Grupo de Incentivo à Vida (GIV) em parceria com a Associação François Xavier Bagnoud do Brasil, (FXB). Serão abordados três eixos temáticos durante o evento: Danos físicos, danos mentais e danos morais.
Estiveram presentes à mesa de abertura do Encontro, Gil Casemiro, presidente do GIV, Eduardo Barbosa, presidente do Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo, Dr. Alexandre Grangeiro, Diretor do Programa Nacional de DST/AIDS, Dra. Daisy Maria Machado, Representante do Programa Estadual, Maria Cristina Abbate, Coordenadora do programa municipal de Aids de São Paulo, Dr. Gonzalo Vecina Neto, Secretário de Saúde da cidade de São Paulo e Dr.Afonso Santos Lima, do escritório da Unicef São Paulo.
Para Eduardo Barbosa, presidente do Fórum de Ongs/Aids, a divisão de responsabilidades entre as pessoas vivendo com HIV/Aids, ONGs e Governo reforça os compromissos assumidos por ambas as apartes e “é uma luz para a construção do enfrentamento da epidemia”. Gil Casemiro falou sobre a falta de medicamentos anti-retrovirais, como o Tenofovir, e disse ser necessário unir as forças para melhorar o que tem que ser melhorado na política brasileira de combate à AIDS. Maria Cristina Abbate discorreu sobre a importância do diálogo entre o governo e a sociedade civil na formulação de políticas públicas. Alexandre Grangeiro lembrou que o sucesso do Programa Brasileiro de combate à Aids se deve a participação da sociedade civil, dos profissionais da saúde e do governo.
Para Grangeiro, apesar dos avanços do Programa Nacional de Aids é preciso reconhecer suas falhas. O investimento do Programa nos postos de atendimento aos soropositivos ficou aquém. “Nossa principal meta é melhorar a qualidade de atendimento dos serviços de saúde especializados na doença. Em maio, vamos fazer uma reunião com todos os estados e municípios para começar a por em prática esse objetivo. Neste mês também começa a ampliação da rede de atendimento e a disponibilização de recursos para os estados e municípios. Ao todo serão 70 novos locais de atendimento às pessoas vivendo com HIV/Aids”. Segundo Grangeiro serão investidos R$ 38 milhões para garantir a melhora na assistência, e cada estado terá uma verba adicional de 8 a 10 milhões de reais neste ano.
O VIII Encontro de Profissionais e Educadores que Trabalham com Portadores do HIV/AIDS: “Dividindo Responsabilidades” teve a criança soropositiva como mote. Sete de maio é o dia Internacional da Criança infectada e afetada pelo HIV/AIDS. Entende–se por criança afetada aquela que perdeu o pai, a mãe ou algum familiar em decorrência da Aids.
Após abertura oficial do Encontro houve a Conferência: “Direitos da Criança Portadora do HIV”, da qual participara o Dr. Fermino Magnani Filho, juiz de Direito da Vara da infância e Juventude e de Elisabete Franco Cruz, psicóloga, ativista do GIV e doutoranda da Unicamp. A psicólogo ressaltou a importância da criança e do jovem saber de sua sorologia para o HIV.
Após a conferência ocorreu uma apresentação de teatro e coral CRlândia realizado por usuários, funcionário e amigos do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids de São Paulo. Durante a apresentação foram cantadas músicas da Jovem Guarda.
O VIII Encontro de Profissionais e Educadores que Trabalham com Portadores do HIV/AIDS: “Dividindo Responsabilidades” acontece neste final de semana, 08 e 09 de maio, no Hotel Comodoro, na Av. Duque de Caxias, 525, centro, São Paulo, SP.