Notícias

ONGS/AIDS SE REÃNEM EM SALVADOR

04/05/2004 - Agência Aids

Discussão do movimento de articulação nacional

Os 18 Fóruns de ONGs/Aids brasileiros se reuniram nesse final de semana em Salvador-BA para discutir o Movimento de Articulação Nacional. As organizações querem promover mais encontros entre os grupos envolvidos na causa e com isso se tornarem mais autônomas em relação ao governo federal.
A idéia surgiu no último Enong - Encontro Nacional de Organizações Não Governamentais - , ocorrido em 2003. Esse evento bienal é um dos únicos no qual a sociedade civil organizada se reúne sem participação efetiva do governo, com o objetivo de discutir o Programa Brasileiro de combate a Aids.
O Presidente do Fórum de ONGs/Aids de São Paulo, Eduardo Barbosa, esteve no encontro e afirmou que “foi estabelecida uma agenda comum entre as organizações”.
Segundo Eduardo, “cada Fórum vai desenvolver ações regionais para saber como estão as responsabilidades para com os soropositivos”.
Para Javier Angonoa, membro representante do Fórum de ONGs/Aids da Bahia, todos os grupos têm que agir em parceria. “Juntos somos mais fortes. Temos que agir em todo o país, pois problemas localizados também envolvem todos os fóruns”, afirmou.
Neste segundo encontro do Movimento de Articulação Nacional, cerca de 50 ativistas participaram, representando suas respectivas entidades. A próxima reunião está prevista para o segundo semestre na cidade do Rio de Janeiro.
A reunião das ONGs/Aids acontece uma semana após a publicação da reportagem do jornal Folha de São Paulo, que apontava uma suposta intenção do governo federal em desmobilizar o movimento organizado.

Lucas Bonanno