Notícias

SUSPENSÃO DE ESTUDO DE EFICÁCIA DE VACINA ANTI-HIV

18/01/2023 - Jorge Beloqui (GIV, ABIA< RNP+, a partir de press release)

O estudo Mosaico, esquema vacinal baseado em adenovírus26, foi realizado em diversos países - incluindo o Brasil - e contou com cerca de 3.900 voluntários.

Em 18 de janeiro de 2023 o estudo Mosaico, um estudo de eficácia da vacina contra o HIV em larga escala, também conhecido como HVTN 706/HPX3002, foi interrompido precocemente por falta de eficácia.

O estudo foi realizado em vários países da América do Norte e do Sul e da Europa, incluindo o Brasil, para testar a segurança e a eficácia do esquema vacinal baseado em adenovírus26 entre 3.900 homens cisgênero e indivíduos transgênero que fazem sexo com homens cisgênero e/ou indivíduos transgênero.

Um conselho independente de monitoramento de dados (DSMB, sila em inglês) e segurança, em uma revisão programada dos dados do estudo, considerou o esquema seguro. Porém, ele não atendeu aos critérios predefinidos de eficácia e recomendou a interrupção do estudo e a informação aos participantes dele.

O estudo Mosaico usou uma versão semelhante do esquema de vacina utilizado pelo ensaio Imbokodo, um estudo complementar. Este tinha sido foi interrompido em agosto de 2021, pois também não reduziu significativamente o risco geral de aquisição do HIV entre mais de 2.600 mulheres cisgênero em cinco países da África sub-saariana.