Notícias

REUNIÃO NA SECRETARIA DE SAÃDE DE SP

18/02/2011 - Agência Aids

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo recebe ativistas

Ativistas se reúnem com chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Odeni de Almeida, para cobrar mais agilidade no repasse de fundos para as ONG/aids

O Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Odeni de Almeida, recebeu na tarde desta sexta-feira representantes do movimento social de luta contra a aids. Um dos assuntos discutidos foi o repasse da verba do Plano de Ações e Metas (PAM) para as organização não governamentais que lutam contra a doença.

Segundo o vice presidente do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo, José Roberto Pereira, “a reunião foi positiva e o chefe de gabinete afirmou que irá dar prioridade para essa pauta e se comprometeu a repassar o dinheiro para as ONGs até o começo de abril”, informou.

Até o ano passado, o governo estadual recebia o dinheiro da União e repassava para as ONGs através de editais, mas neste ano, o governo resolveu descentralizar o recurso, repassando direto para algumas prefeituras.

“O último repasse ocorreu em dezembro, mas o intervalo do financiamento entre editais precisa ser menor”, lamenta Roberto. Para ele, esse prazo interfere diretamente no trabalho das ONGs.

Outro assunto que obteve destaque na reunião foi sobre a demora que o paciente está encontrando nos serviços de saúde entre o diagnostico positivo e a primeira consulta.

Estiveram também presentes na reunião, o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo, Élcio Gagize; e os ativistas Cláudio Pereira, do Grupo do Incentivo à Vida (GIV), e José Carlos Veloso, do Grupo de Apoio à Prevenção à Aids (GAPA) de São Paulo.