Notícias

CAMISINHAS PARA OS JOVENS

10/01/2007 - Folha UOL

Estudantes inventarão "máquina de camisinha" para o MEC

As camisinhas, antes distribuídas pelo governo em postos de saúde, estarão disponíveis gratuitamente aos adolescentes nas próprias escolas, por meio de máquinas semelhantes às de refrigerantes e doces.
Os ministérios da Educação e da Saúde se uniram num projeto para levar preservativos ao ambiente escolar e, assim, reforçar as campanhas de prevenção à Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis.
Por meio de um concurso nacional, a ser realizado junto aos Cefets (centros federais de educação tecnológica), será elaborado um projeto pedagógico e uma máquina para distribuir as camisinhas aos estudantes.
O projeto vencedor receberá o Prêmio de Inovação Tecnológica em Prevenção de DST, HIV e Aids, no valor de R$ 50 mil.
Cada Cefet pode inscrever várias equipes, compostas por pelo menos um professor e cinco alunos. O processo de elaboração e análise dos projetos será desenvolvido este ano. A máquina desenvolvida pelos ganhadores deve entrar em operação em 2008.
O MEC afirma que a intenção é elaborar uma ação educativa capaz de esclarecer os alunos sobre a necessidade do uso do preservativo,especialmente para que percam a inibição de dirigir-se aos postos de saúde ou às farmácias para adquirir o produto.
Uma outra conseqüência desta ação, ainda segundo o MEC, é a ampliação do debate sobre educação sexual nas escolas.

Com informações da assessoria do MEC