Notícias

HONG KONG E A AIDS

02/09/2006 - EFE

Aids aumenta três vezes mais rápido em Hong Kong que há 20 anos

O vírus HIV se propaga três vezes mais rápido atualmente em Hong Kong do que há 20 anos, quando a doença foi descoberta, segundo um relatório do departamento de Saúde da ex-colônia que publicado hoje pelo jornal "South China Morning Post".
Desde que foi registrado o primeiro caso de aids na metrópole em 1984, mais de três mil pessoas em Hong Kong já foram contaminadas, um terço deles nos últimos três anos e meio.
A tendência foi qualificada pelos especialistas como "preocupante", já que, neste ritmo, está previsto o registro de outros mil casos em um prazo de tempo ainda mais curto, afirmou Wong Ka-hing, do Centro para a Proteção da Saúde.
A maior parte do contágio (76%) acontece por contato sexual pouco seguro, enquanto a transmissão por seringas compartilhadas é de 4,7%.
O contato com sangue contaminado é responsável por 2,4% dos contágios e a transmissão de mãe para filho está ligada a 0,6% dos casos.
O contágio de metade dos 176 novos casos registrados na ex-colônia britânica aconteceu dentro da metrópole.
As ONGs criticam o Governo local por sua pouca atuação diante da epidemia.
Loretta Wong Wai-kwan, diretora-executiva da Aids Concern, lamenta que "o Governo não fez o suficiente... enquanto as agências sociais não têm os recursos suficientes".