Notícias

DETECÃÃO DO VÃRUS HIV

21/06/2006 - AFP

Autorizado nos EUA novo teste de detecção de anticorpos do vírus

A Bayer HealthCare Diagnostics, divisão da gigante farmacêutica alemã Bayer, anunciou nesta quarta-feira que a agência americana de controle dos medicamentos (FDA) deram sinal verde a um tratamento de detecção automática dos anticorpos contra o vírus da Aids.
Trata-se "da primeira prova inteiramente automática para (detectar) os anticorpos ao vírus HIV", batizado de "teste EHIV" (sigla em inglês para Human Immunodeficiency Virus, Enhanced). O tratamento estará disponível no âmbito dos programas de testes de imunidade ADVIA Centaur, da Bayer, que permitem provar a capacidade de resistência para um amplo leque de doenças (câncer, doenças cardiovasculares e da tiróide, entre outras).
O uso do teste EHIV neste âmbito "permite aos ajudantes de laboratório aumentar sua produtividade em termos de detecção do HIV com maior confiança nos resultados", destacou em um comunicado esta divisão da Bayer HealthCare AG, com sede em Tarrytown, no estado de Nova York (norte).
Segundo o comunicado, o tratamento é desenvolvido, produzido e vendido pela Bayer Diagnostics por conta de uma filial do grupo americano Johnson and Johnson (Ortho Clinical Diagnostics), segundo termos de um acordo que data de 2001 entre a Bayer, Ortho e o laboratório Chiron.