Notícias

NOVOS MEDICAMENTOS

20/08/2005 - AFP

OMS libera dez novos medicamentos contra a Aids

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, nesta sexta-feira, a liberação de dez novos medicamentos contra a Aids, inclusive sete anti-retrovirais (ARV) fabricados pelos laboratórios indianos Ranbaxy, que haviam sido retirados da lista da organização há um ano, segundo um comunicado.
A OMS acrescentou, ainda, outros três novos remédios produzidos pela empresa indiana Aurobindo Pharma.
"A soma destes dez novos medicamentos será benéfica para os programas de luta contra a Aids, (...) e apoiará os esforços de generalização do acesso aos AVR nos países com alta incidência da doença", acrescentou.
Atualmente, cerca de 6,5 milhões de pessoas de países com baixos e médios rendimentos precisam de tratamento com anti-retrovirais.
Em novembro de 2004, o fabricante indiano Ranbaxy retirou quatro medicamentos da lista e, em agosto do mesmo ano, a OMS retirou outros três porque suas inspeções mostraram práticas não conformes com as normas internacionais.
O Ranbaxy pediu, então, a vários laboratórios que fizessem novos testes em seus produtos e a OMS decidiu fazer verificações, cujos resultados acabaram sendo satisfatórios.
A lista dos produtos pré-selecionados pela OMS é a base do polêmico sistema posto implantado pela organização para proporcionar medicamentos contra a Aids mais baratos a países pobres e a organizações internacionais.
Esta pré-seleção permite reduzir os custos da homologação dos medicamentos, fixando normas de quantidade mínima para acelerar o procedimento com um único mecanismo de aprovação internacional, ao invés de vários procedimentos nacionais