Notícias

GRÃ-BRETANHA VAI TESTAR GEL ANTI-HIV

25/04/2005 - Agencia France Presse

Gel microbicida contra a Aids

Nesta semana, a Grã-Bretanha prometeu 24 milhões de libras (45 milhões de dólares ) para o teste de campo do gel microbicida, PRO2000, em mais de 10.000 mulheres voluntárias na África do Sul, Tanzânia, Uganda e Zâmbia. O PRO2000 pode ser aplicado antes do ato sexual para impedir que o HIV “entre” nas células humanas. Os ensaios, conduzidos pelo “Medical Research Council” (MRC) do Reino Unido (RU) e o “Imperial College London”, devem começar dentro de 4 meses e terão a duração de 39 meses, informou o MRC numa declaração conjunta com o governo. O MRC financiado pelo governo contribui para a investigação com 2 milhões adicionais (3,8 milhões de dólares).

“A Aids é o maior assassina no continente africano”, afirmou Hilary Benn, secretária para o desenvolvimento internacional do Reino Unido. “A maioria das novas infecções por HIV ocorrem entre jovens mulheres africanas. As mulheres vulneráveis à infecção são muito freqüentemente incapazes de recusar sexo ou de insistir no uso de preservativo”, referiu. “Os 26 milhões de libras irão financiar uma etapa final do ensaio do gel microbicida que, se eficaz, poderá ajudar as mulheres a protegerem-se contra a infecção do vírus causador da Aids”.

“O gel é algo que as mulheres podem usar por elas” e tem uma maior hipótese de ser utilizado do que os preservativos, afirmou Sheena McCormack, uma epidemiologista clínica da unidade de ensaios clínicos do MRC. “Elas não têm que pedir ao homem”, adicionou McCormack. “O financiamento permite-nos dar um passo em frente na identificação de um microbicida eficaz, um elemento crucial no nosso esforço para reduzir a transmissão do HIV”, mencionou Janet Darbyshire, diretora da unidade de ensaios clínicos do MRC.