Notícias

A COMUNIDADE EUROPÉIA E A AIDS

17/09/2004 - BBC Brasil

Europa se alarma com aumento de casos de Aids

Ministros da Saúde e especialistas de toda a Europa estão reunidos na Lituânia para discutir maneiras de prevenir uma epidemia de Aids na região.
Eles vão debater um relatório da União Européia que diz que as taxas de novas infecções por HIV na Rússia e em alguns países do leste da Europa são agora as mais altas no mundo.
O encontro de Vilnius tem como objetivo criar uma abordagem coordenada na Europa.
É a primeira grande conferência sobre Aids desde maio, quando dez países, a maioria dos quais do leste do continente, se juntaram à União Européia.

Drogas

Alguns desses novos membros, como os países bálticos Lituânia, Letônia e Estônia, viram o número de pessoas infectadas pelo HIV crescer dramaticamente, de acordo com um relatório da Comissão Européia.
E novos vizinhos da União Européia, como Ucrânia e Belarus, têm a mais rápida taxa de aumento de casos de Aids do mundo.
O motivo, principalmente, é um grande aumento no número de usuários de drogas intravenosas.
Especialistas alertam que, se nada for feito para prevenir a epidemia, serviços de saúde de alguns desses países, já sobrecarregados, podem entrar em colapso.
Mas não é apenas a chamada "nova Europa" que se juntou à África na linha de frente da batalha global contra a Aids.
Na Europa ocidental, o número de novos casos de Aids dobrou na última década. O relatório aponta para provas de que o sexo seguro é cada vez menos praticado.
No fim do dia, todos os participantes da reunião devem assinar uma declaração que terá como objetivo melhorar a prevenção em todo o continente.