Notícias

CARTILHA DE PREVENÃÃO

01/09/2004 - Agência Aids

Ministério da Saúde lança cartilha para homens

O Ministério da Saúde lançou nesta terça-feira, 31 de agosto, a cartilha O Gatão e seus Amigos, durante o V Congresso Brasileiro de Prevenção em DST/Aids, que acontece em Recife. A cartilha, escrita e desenhada pelo cartunista Miguel Paiva, é voltada para homens heterossexuais acima de 30 anos.
O objetivo é promover a igualdade de gêneros nas relações afetivas e sexuais, estimular o diálogo entre homem e mulher nas questões relativas à prevenção das DST/AIDS, prazer sexual e uso do preservativo, além de tornar o homem responsável pela sua saúde – principalmente a sexual e reprodutiva.
A Aids entre homens que fazem sexo com mulheres já é maior do que entre homens que fazem sexo com homens. A conscientização dos homossexuais sobre os riscos do HIV fez a epidemia cair entre eles, de 32% na década de 80, para 16% até o final de 2003. Já entre os heterossexuais houve um crescimento de 10,8% para 39,6%, no mesmo período.
Este crescimento da Aids, entre homens heterossexuais, levou também a um crescimento da epidemia entre as mulheres, que saíram de 5.152 notificações na década de 80, para 84.266 casos acumulados até o final de 2003. Portanto, a participação do homem no controle da epidemia entre mulheres é fundamental.
Os serviços de saúde, por sua vez, estão melhores estruturados para acolher a mulher e a criança do que o homem, que não encontra a quem recorrer quando precisa de ajuda. Abrir espaço para o protagonismo masculino na produção de saúde é fundamental para a reversão desta realidade.
A construção da cartilha contou com a participação da ONG Papai de Pernambuco, Instituto Noos, do Rio de Janeiro, Coletivo Feminista, de São Paulo, CES (Centro de Estudos para a Saúde) de Santo André (SP), e Instituto Promundo, do Rio de Janeiro.