Notícias

APOIO BRASILEIRO NA LUTA CONTRA A AIDS

11/05/2004 - Releases da CN-DST/AIDS

Brasil vai ajudar Nigéria a produzir remédios para aids

O governo da Nigéria quer a ajuda do Brasil para construir uma fábrica de medicamentos anti-retrovirais. O país africano é um dos que mais sofre no continente com a epidemia da AIDS: mais de 2 milhões de pessoas já morreram e outras quase 4 milhões têm o vírus HIV.
Técnicos de saúde do governo brasileiro seguiram no dia 10 de maio para a capital da Nigéria, Abuja, para avaliar duas plantas de fábricas que já existem no país e sugerir adaptações para que uma delas seja destinada exclusivamente à fabricação de anti-retrovirais. Rolex Replica Watches

No mês de março, os ministérios da Saúde da Nigéria e do Brasil assinaram um protocolo de intenções para cooperação nas áreas de malária, saúde da família, imunizações e aids. O governo nigeriano já tinha interesse em construir uma fábrica para produzir anti-retrovirais e, após a visita das autoridades da África ao laboratório estatal Far-Manguinhos, no Rio de Janeiro, ficou marcado o envio da missão.
Estão na Nigéria dois técnicos da Fiocruz e uma técnica da Unidade de Cooperação Externa do Programa Nacional de DST/Aids. O Brasil participará desse projeto apenas transferindo tecnologia. O governo da Nigéria entrará com os recursos financeiros para a construção da fábrica.
Durante a visita dos técnicos brasileiros, que ficarão na Nigéria até o dia 14, serão realizados encontros com representantes do Ministério da Saúde daquele país. Além de analisarem as condições para a implantação da fábrica, serão definidos os termos a serem incluídos em um futuro instrumento formal para essa parceria. Os brasileiros também vão avaliar se existem recursos humanos locais para a concretização desta proposta.

Moçambique
O Brasil também está aguardando um novo contato com o governo de Moçambique para acertar com esse país a transferência de tecnologia para uma fábrica de medicamentos anti-retrovirais. Protocolo nesse sentido foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro do ano passado, quando autoridades brasileiras visitaram o país africano.
Outro acordo de cooperação técnica com Moçambique prevê o investimento nas áreas de educação, capacitação técnica, fortalecimento da sociedade civil, valorização dos direitos das pessoas que vivem com HIV e aids e a doação de medicamentos anti-retrovirais para tratamento de 100 pacientes.
O projeto da fábrica, se aprovado pelo governo moçambicano, também será elaborado pelo Instituto Far-Manguinhos, que ficará responsável, ainda, pela capacitação técnica dos profissionais moçambicanos. A estimativa inicial para a construção da fábrica é de U$ 23 milhões. O governo moçambicano ficará com a gestão da fábrica. Pelo protocolo assinado, os dois países se comprometeram a buscar recursos para a construção da fábrica.

Mais informações: Assessoria de Imprensa do Programa Nacional de DST/Aids – (61) 448-8088 / (61) 448-8188

Richard Mille Replica