Notícias

TESTE COM VACINA CONTRA O HIV

12/04/2004 - Agência Aids

Interessados podem fazer inscrição pela internet

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) já está com as inscrições abertas na Internet para voluntários que queiram testar uma vacina contra o HIV. O produto que será testado em oito países, numa parceria entre o setor público e privado, é baseado no emprego de uma tecnologia inovadora e não será produzido com o vírus da Aids vivo, portanto não pode acarretar na infeção dos participantes.
Este novo estudo – aprovado pelo Comitê de Ética da Unifesp sob o nº 0585/03 - utilizará uma vacina baseada no emprego de um vírus chamado adenovírus que foi modificado para não ser capaz de se multiplicar, mas que traz algumas genéticas informações importantes que estimulam a pessoa vacinada a produzir defesa imunológica contra o HIV.
Segundo o médico infectologista, Esper Kallas, participante do estudo, “a pesquisa está na primeira fase, falta ainda atingir as fases 2 e a 3, onde é comprovada a eficácia do produto”.
A Unifesp preparou uma página especial na internet para recrutar voluntários. O site traz explicações sobre o processo de desenvolvimento de vacinas e permite que os interessados em participar dos estudos contatem os pesquisadores. “As pessoas que vão participar do teste da vacina serão aquelas com pequena chance de contrair o HIV. Quanto menor a vulnerabilidade dos participantes, melhor”, conclui Esper Kallas.