Notícias

PROFILAXIA PRE EXPOSIÇÃO

22/08/2018 - Agencia Aids

Estado de São Paulo dá início à expansão da PrEP

Estado de São Paulo dá início à expansão da PrEP

Em julho de 2018, o Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo deu início à segunda onda de implantação da PrEP no estado. Entre os 145 municípios prioritários para o controle da aids, foram selecionados 40 que implantarão a profilaxia no segundo semestre de 2018. A ação faz parte da política nacional de adoção de estratégias combinadas de prevenção ao HIV voltadas a populações mais vulneráveis.

O estado de São Paulo iniciou a implantação da PrEP em janeiro de 2018 em 14 serviços de 7 municípios. No primeiro semestre de 2018 foram atendidas 2.138 pessoas vulneráveis ao HIV candidatas à PrEP, resultando em 4.560 dispensações destinadas à prevenção da infecção pelo HIV.

Os municípios selecionados aderiram espontaneamente à implantação da PrEP, e planejam iniciar a oferta da profilaxia ainda neste semestre. “Com a expansão estimamos ampliar o acesso à PrEP e chegar a 8 mil pessoas atendidas até dezembro de 2018”, declara Artur Kalichman, coordenador do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Para planejar e organizar o processo, será realizada a “Reunião de Monitoramento da Implantação e Início da segunda onda – expansão da PREP no estado de São Paulo”, no dia 23 de agosto de 2018, das 9 às 16, com a participação de coordenadores municipais de IST/aids e representantes dos serviços selecionados.

Fonte: Agência Aids