Notícias

ENCONTRO DA RNP + BRASIL

19/08/2009 - Agência Aids

É iniciado com discursos emocionados e reivindicações

Encontro da RNP+ Brasil é iniciado com discursos emocionados e reivindicações de ativistas

Foi iniciado na noite desta última terça (18) o III Encontro Nacional de Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids ( RNP+ Brasil) no Palácio das Nações, em Campina Grande, na Paraíba. Cerca de 230 participantes de todos os estados brasileiros estão nesta edição da atividade que tem como lema "Celebrando a Rede, Revendo as Conquistas e Reinventando o Ativismo". Estão também no encontro 12 ativistas de Angola e três do Equador. A abertura foi marcada por discursos de emoção e de reivindicações em prol da saúde pública e dos diretos das pessoas soropositivos. Após a execução dos hinos nacional e de Campina Grande, foi feita uma homenagem ao militante Sérgio Abreu, de São Paulo, falecido em dezembro passado com 67 anos.

O diretor-adjunto do Departamento Nacional de DST e Aids, Eduardo Barbosa, fez um histórico do protagonismo das pessoas vivendo com aids na luta contra a epidemia no Brasil. Anunciou ainda a proposta de aumento da participação deste segmento nos espaços de representação e articulação com o órgão do Ministério da Saúde, com a inclusão de representantes do Movimento das Cidadãs Posithivas e de Jovens Vivendo com Aids.

Também, em primeira mão, comentou as iniciativas que estão em andamento para o 1º de dezembro deste ano. Segundo Eduardo, haverá a produção de uma obra pelo artista plástico paulista Vick Muniz, utilizando como modelos pessoas soropositivos, simbolizando a integração com a sociedade e o espírito de solidariedade.

Vik Muniz é conhecido por ter feito duas réplicas detalhadas da Mona Lisa: uma com geléia e outra com manteiga de amendoim. Também trabalhou com açúcar, fios, arame, e xarope de chocolate, com o qual produziu uma recriação da Última Ceia de Leonardo da Vinci. Reinterpretou várias pinturas de Monet, incluindo catedral de Rouen.

Representando a comissão organizadora, o coordenador da RNP+ de Campina Grande, Silvestre Maia, e o representante da RNP+ Nordeste, Victor Buriti, agradeceram a todos os que contribuíram para a realização deste encontro. Também falaram o conselheiro nacional de saúde e secretário geral da RNP+ Brasil, José Marcos de Oliveira, a representante das Cidadãs Posithivas, Cida Lemos, e do movimento de Jovens e Adolescentes Vivendo com Aids, Kleber Fabio. Os discursos tiveram pontos em comum como a garantia da ampliação de acesso aos sistemas de saúde e a luta contra a discriminação e o preconceito com pessoas portadoras do vírus HIV.

As atividades continuam nesta quarta com discussão sobre os rumos da RNP+ e oficinas temáticas simultâneas sobre tuberculose, casas de apoio e vacinas anti-HIV, O III Encontro vai até sexta feira, dia 21.