Notícias

SUSPENSÃO DE ESTUDO DE VACINA

22/09/2007 - GIV

Comunicado CRT-Unifesp sobre ensaio de vacinas

Fase II de estudo de vacina anti-HIV da Merck é interrompido por falta de eficácia

A reunião ordinária de avaliação da segurança dos dados referentes ao estudo STEP, ocorrida no último dia 18 de setembro, recomendou a interrupção das vacinações relacionadas ao estudo clínico de fase II do produto experimental anti-HIV desenvolvido pela Merck.

A decisão foi tomada porque a vacina não se mostrou eficaz para prevenir a infecção pelo HIV, nem diminuir a carga viral de pacientes que se tornaram infectados. Estes eram os dois principais objetivos do estudo. Não foram registrados efeitos colaterais sobre os voluntários.

A proposta de suspensão de novas vacinações foi prontamente aceita pelos patrocinadores do estudo, Merck e HVTN (HIV Vaccine Trials Network / Rede de Ensaios Clínicos de Vacinas Anti-HIV), vinculada aos Institutos Nacionais de Saúde (NIH-EUA).

O estudo não será interrompido e os voluntários continuarão a ser acompanhados normalmente pelas equipes participantes.

O estudo STEP recrutou três mil voluntários nos EUA, Brasil, Peru, República Dominicana, Haiti, Canadá, Austrália e Porto Rico, com idade entre 18 e 45 anos. No Brasil, o estudo é conduzido nas Unidades de Pesquisa do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS, da Secretaria de Saúde de São Paulo; da Universidade Federal de São Paulo; e do Projeto Praça Onze, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nestes locais, 132 voluntários participam do estudo.

Nenhum voluntário brasileiro adquiriu a infecção pelo HIV durante o acompanhamento.

Estudo continua

Este estudo era considerado até o momento um dos mais promissores no campo de pesquisa de vacinas preventivas contra o HIV. Embora esse resultado seja frustrante para a comunidade científica e todos as pessoas envolvidas neste esforço, os pesquisadores brasileiros envolvidos no projeto reforçam que a busca por uma vacina contra o HIV e contra a Aids continua a ser uma prioridade. Os dados deste estudo serão fundamentais para o planejamento dos novos passos a serem tomados para se obter uma possível vacina efetiva.

Para mais informações entrar em contato:

UNIFESP: Esper Kallás – 9121-7975
Projeto Praça Onze – UFRJ: Mônica Barbosa (21) 9795-3302
CRT-DST/Aids - Emi Shimma (11) 9624 9825