Notícias

JOVENS SOROPOSITIVOS

12/10/2006 - Agência Aids

I Encontro Nacional de Jovens Vivendo com hiv/aids

PARTICIPANTES DO I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS VIVENDO COM HIV E AIDS REALIZAM ‘SONHOS’

Renam tem 15 anos e é de Manaus. Karina tem 14 e nasceu em Curitiba. O sonho deles é “ser médico para poder ajudar as pessoas”, dizem ao mesmo tempo. Enquanto essa pretensão profissional ainda não foi conquistada, eles comemoram três outros antigos desejos: viajar de avião, conhecer o Rio de Janeiro e ficar em um hotel. Assim como dezenas de outros adolescentes de vários Estados brasileiros e até de outros países, como é o caso de alguns jamaicanos e angolanos, o casal de “amigos há poucas horas”, conforme afirma Renam, participam do I Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV e Aids.
Depois de conhecer o Corcovado, o Pão de Açúcar e andar pelas orlas das praias cariocas, os jovens se reuniram no Hotel Glória, onde estão hospedados, para debaterem temas como Gênero, Sexualidade, Direitos Sexuais e Reprodutivos.
“Eu nunca tinha me reunido assim com tanta gente como eu, que tem HIV”, comenta Renan. “É bom porque a gente fala sobre coisas que todos fazem, como tomar remédio e ir sempre ao médico. Para os meus outros amigos (soronegativos), eu não falo tudo”, completa.
Já Karina, nem comenta muito o fato principal que a levou para o encontro. A jovem prefere contar o quanto tem aproveitado na “cidade das novelas”, conforme definição própria. “Ontem ficamos até tarde na piscina. Aqui é lindo. Quando fomos passear hoje, eu me lembrei de um monte de coisa que aparece na televisão”, diz entusiasmada.
O Presidente do Grupo Pela Vidda/RJ e um dos organizadores do XIII Encontro Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Willian Amaral, disse na abertura do evento voltado para os jovens, que se sente feliz por já ver “ativismo nesses adolescentes.”
Para ele, que destacou ser portador do HIV há mais tempo do que a idade de vida da grande maioria dos que participam do encontro, a “inclusão de novas lideranças no movimento de combate à Aids é sempre importante.”
A psicóloga Bete Franco, do Grupo de Incentivo à Vida (GIV), o sexólogo Marcos Ribeiro, coordenador da ONG CORES - Centro de Orientação e Educação Sexual - e Narda Tebert, do Pela Vidda-Niteroi também estiveram presentes na abertura do I Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV e Aids.
O “Vivendinho” acontece entre os dias 12 e 13 de outubro com apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência) e do Programa Nacional de DST e Aids. Essa é uma realização dos Grupos Pela Vidda Rio de Janeiro e Niterói e do GT (Grupo de Trabalho) de Crianças do Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo.

Lucas Bonanno, do Rio de Janeiro