Notícias

NOVO TESTE

05/10/2006 - EFE

FDA autoriza venda de novo teste para detecção de vírus da aids

A FDA (agência de controle de alimentos e remédios dos EUA) aprovou hoje a venda de um novo teste para detectar o vírus da aids mais rápido que outros sistemas.
Segundo um comunicado divulgado pela entidade, o mecanismo "APTIMA HIV-1 RNA" detecta o ácido nucléico ou material genético do vírus de imunodeficiência humana (HIV-1).
O novo teste "pode ser usado pelos laboratórios clínicos e pelas instituições de saúde pública para uma rápida detecção do HIV, ainda antes do aparecimento dos anticorpos", diz a nota.
"Este produto oferece aos laboratórios de diagnóstico médico a capacidade de realizarem testes sobre a base genética do HIV-1 que, até agora, só fazia parte de um equipamento maior usado para analisar os doadores de sangue e plasma", declarou Jay Epstein, do Centro de Avaliação Biológica e Pesquisas da FDA.
Segundo a nota, o teste, fabricado pela Genb-Probe Incorporated, poderia ser uma alternativa para os métodos atuais de confirmação de infecção do HIV.
Além disso, diz que em alguns casos estes testes têm interpretação difícil e nem sempre oferecem um resultado conclusivo.
"Nestes casos, o APTIMA pode ser muito útil no diagnóstico do HIV-1", acrescenta o comunicado.