Viver Jovem

No início da década de 90, começou no GIV um projeto que atendia crianças, adolescentes e familiares que viviam ou conviviam com HIV/Aids, em sua grande maioria infectados ou afetados pela transmissão vertical (Viver Criança Adolescente). Esse projeto tinha o objetivo de contribuir para a formação de crianças e adolescentes solidários, que respeitassem a diversidade humana e a vida e que tivessem condições de enfrentamento da epidemia da Aids.

Com o passar dos anos, a demanda dos participantes do projeto acompanhou a mudança de perfil da epidemia. Houve diminuição da procura por adolescentes infectados por transmissão vertical e o aumento da procura por jovens, recém-infectados, na sua maioria homossexuais. Passando a se chamar Viver Jovem.

O Viver Jovem é um espaço voltado, principalmente, para jovens que vivem com HIV/Aids entre 15 e 29 anos, mas jovens que convivem com o HIV/Aids (namoradas/os, companheiras/os, filhas/os de pais soropositivos) também podem participar.

O Viver Jovem consiste em reuniões mensais de acolhimento, troca de experiências e apoio psicossocial, com objetivo de proporcionar aos jovens ferramentas para o enfrentamento das questões relacionadas ao HIV/Aids, como viver com HIV, prevenção, adesão, revelação do diagnóstico, sexualidade, relacionamentos, entre outras.

Além das reuniões mensais, oferecemos outros formatos de atividade, como: Geração de Idéias, CineDoc e Sarau Café com Expressão.

Geração de Idéias

Encontros com profissionais e ativistas convidados que debatem com os jovens suas experiências pessoais.

CineDoc

Exibição de filmes, documentários, curta-metragem para reflexão e debate sobre os temas abordados.

Sarau Café com Expressão

Atividade organizada junto com jovens participantes e aberta para a comunidade. Tem como objetivos, através de apresentações artísticas, sensibilizar os participantes para as questões relacionadas ao HIV/Aids, assim como diminuir o estigma e preconceito em relação às pessoas soropositivas; integração entre as pessoas frequentadoras da Instituição e a comunidade; aumentar a autoestima das pessoas que fazem as suas apresentações.

Confira dias e horários:
Presencial: Primeiro Sábado do mês, das 14:00 às 17:00
Online: Terceiro Sábado do mês, das 15:00 às 17:00

Para maiores informações, entre em contato com o GIV através dos telefones (11) 5084-0255 e (11) 5084-7465 (atendimento 14h às 22h de 2ª a 6ª feira).

A sede do GIV fica na Rua Capitão Cavalcanti, 145 - Vila Mariana - São Paulo/SP